- Área: 190 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Guillermo Flores , Javier Morales , Jaime Navarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa busca sua intimidade com vista para seus próprios pátios, o exterior é visto através de sutis perspectivas em diagonal.
O projeto deveria ter apenas um nível destinado para duas pessoas adultas, evitando desníveis, exceto no dormitório de hóspedes.
Para mais privacidade perante as casas vizinhas, projetamos elevações discordantes, motivo pelo qual há pé-direito duplo em distintas áreas. Isto integra a residência com seu entorno e oferece uma sensação de amplitude no interior.
O esquema em planta lembra as casas binucleares de Marcel Breuer, duas cruzes unidas pelas circulações que em seu interstício geram um recinto sem teto. Em uma delas, estão as áreas de serviços e áreas diurnas, na outra estão os dormitórios e estúdio.
Os dois núcleos estão contidos por uma parede tectônica e descontínua construída por painéis e confinados por duas vigas.
As luzes zenitais oferecem espaços iluminados, que não necessitam de vãos ao exterior, assim a casa dirige a vista para seus pátios.